Na malha ferroviária na cidade de São Paulo há duas estações da Lapa, uma na Linha 7-Rubi ne outra na Linha 8-Diamante. O motivo da separação está na construção duas paradas, que foram forjadas por operadoras diferentes.
O edital do Trem InterCidades eixo-norte, publicado na semana passada, aponta que a concessionária que for operar o trem expresso e a Linha 7-Rubi, será responsável por unificar as duas estações no bairro tradicional da zona oeste da capital paulista.
De acordo com o documento, “a concessionária deverá construir sua estação…com todos os seus acessos, sendo que as desapropriações necessárias para a construção desses acessos serão de responsabilidade do PODER CONCEDENTE. A metodologia de execução da CONCESSIONÁRIA deverá considerar a manutenção dos SERVIÇOS na estação Lapa, podendo a estação atual ser utilizada e adequada como estação provisória e temporária de forma a não interromper os SERVIÇOS. Quando da entrega da estação Lapa com seus novos acessos e mezaninos, a estrutura remanescente da estação atual que não vier a ser utilizada, deverá ser demolida.”
Haverá duas plataformas centrais justapostas. O local de sua implantação corresponde à aproximadamente o ponto intermediário entre as duas estações, hoje existentes, na Linha 7 e Linha 8 Diamante, próximo do centro comercial do Bairro, em frente ao Mercado Municipal da Lapa.
Os acessos estão próximos das atuais estações Lapa da Linha 7 da CPTM, da Linha 8 da Via Mobilidade e do Terminal de Ônibus da Lapa. Segundo o edital, na oportunidade da elaboração do projeto da Estação Lapa, deverão ser consultados eventuais projetos associados que possam se relacionar a este, destacadamente projetos da Linha 20 do Metrô.
A nova concessionária terá um pouco mais de seis anos para construir a nova estação, após assinatura dos contratos.
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