Trens Regionais

Edital aponta trem com dois andares e 12 carros como melhor escolha no TIC

O novo operador do Trem InterCidades eixo norte entre São Paulo e Campinas poderá escolher modelos de composições que atendam melhor as necessidades. Entre as opções apontadas no edital de licitação estão trens de doze carros, sendo pelo menos oito motorizados, que tenham 300 metros de cumprimento, ou trens de dois andares (double-decker) com 150 m e com 6 a 8 carros, ou ainda trem com vagões tracionados por locomotiva bidirecional de cabine dupla – para facilidade de troca de posição nas estações terminais de Barra Funda e Campinas.

Seja qual for a escolha do operador, o edital estabelece que o tempo de viagem do Serviço Expresso no trecho Barra Funda – Campinas não poderá ser superior a 1h4min.

Nas simulações apresentadas no edital, “o trem de piso duplo double-decker tem a vantagem de com um menor número de carros, ter uma alta capacidade de assentos para passageiros”. O documento descreve que “com 5 linhas de assentos (2+3 por conta da bitola 1,60 m), esse tipo de trem consegue transportar até 800 passageiros sentados com um comprimento máximo de 150 m e com 6 a 8 carros (segmentos) por composição. Isso significa uma importante redução do número de equipamento e do peso do veículo/passageiro, sendo também mais econômico em consumo de energia elétrica por passageiro”.

Super trem de 12 carros

O edital ainda aponta que poderá ser utilizado dois trens de seis carros cada acoplados, na plataforma de 300 metros previstas em Barra Funda e Campinas, o que seria um trem de doze carros capaz de transportar até 1.600 passageiros sentados por composição.

Ressalvas

Caso o operador escolha pelo último modelo apresentado, o documento cita que as composições de dois andares são mais altas em cerca de 40 cm em relação ao trem de piso simples, e que isso está passível de análises. O edital toma como referência o modelo DD OMNEO Alstom-Bombardier “Esse fato deve ser observado cuidadosamente nas simulações que a Concessionária deverá apresentar ao Poder Concedente, pois ele tem um gabarito dinâmico maior.”

Para o Túnel de Botujuru, um ponto restritivo do traçado, foi sobreposta a seção deste trem double-decker sobre a seção do trem da CPTM.

Trem tracionado

Já a terceira opção aponta vagões tracionados por locomotiva bidirecional de cabine dupla. “Neste caso específico, este trem deverá apresentar locomotiva devidamente controlada por sistema de sinalização compatível com a segurança do serviço de passageiros, e que garanta a performance das composições com a velocidade operacional , demostrada através de simulações, o cumprimento do tempo fixado de 1h:4 min entre Barra Funda e Campinas.”

O documento ainda alerta que a empresa deve comprovar que os gabaritos dinâmicos dos carros vazios e carregados, sejam compatíveis com plataformas existentes, o gabarito do túnel Botujuru, e guardar as distâncias de segurança nas entrevias com os trens do próprio Expresso, da Linha 7, do TIM e da via segregada de carga.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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