A implantação do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas prevê a introdução de novas composições diferentes das utilizadas pelos passageiros no estado. O edital do serviço foi lançado no final do mês passado e prevê o leilão em novembro.
Segundo o documento, a concessionária poderá optar ou por um trem com 12 carros, ou então composições de dois andares. “Os trens do SERVIÇO EXPRESSO poderão ser do tipo single decker de 12 carros com no máximo 300
m de comprimento (dois TUEs de seis carros acoplados) e capacidade de pelo menos 550 PASSAGEIROS por TUE sentados (totalizando até 1.100 PASSAGEIROS por trem), ou trens DOUBLE DECKER de 150 m, com capacidade de pelo menos 860 PASSAGEIROS sentados”;
O edital ainda estabelece que “todos os trens do TIC EIXO NORTE terão tração elétrica”, e poderão chegar até 140 km/h. A velocidade máxima estabelecida, no entanto, deve ser limitada pela diretriz da garantia do tempo de viagem máximo entre São Paulo e Campinas, que deverá ser em 1h e 04 minutos, no sentido prioritário, desconsiderando o tempo de parada na estação final da viagem.
Salão de passageiros
O documento ainda aponta que para cada lugar sentado deverá existir uma tomada 127 V, 60 Hz, com limitação para corrente máxima de 1 A e tomadas com saída USB-A para carregamento de dispositivos móveis, com terra e proteção à prova de crianças. O serviço expresso deverá ter apenas passageiro sentados, e os assentos poderão ser vendidos antecipadamente.
Haverá também porta-bagagens superiores em toda a extensão da zona ocupada com assentos fixos. Caso a empresa escolha comprar trens de dois andares, além do bagageiro mencionado, também se valer dos espaços sob banco, sem que interfira no conforto e possibilidade dos passageiros de esticarem as pernas.
Preferencialmente, os porta-bagagens devem prescindir do uso de vidro, porém não devem comprometer a visualização do seu conteúdo, através do uso de grelhas ou chapas perfuradas.