Curitiba inicia nesta sexta-feira, 28 de abril de 2023, testes com um ônibus elétrico da empresa BYD. O coletivo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.
O experimento terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por um período de até 30 dias. A prefeitura informa ainda que o edital de chamamento público já conta com seis empresas cadastradas – empresas como a própria BYD, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes – e oito veículos que serão testados até outubro.
Os veículos elétricos vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.
“Estamos iniciando o processo de migração para a matriz elétrica, não poluente. Trata-se de uma tecnologia nova, que precisa ser avaliada dentro da realidade do transporte coletivo. O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, afirma Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia do transporte coletivo de Curitiba.
O poder público quer até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.