A cidade de Curitiba deve comprar 70 ônibus elétricos. O investimento em R$ 200 milhões foi anunciado nesta quarta-feira (26/4), nos Estados Unidos, pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, durante a participação no Fórum de Prefeitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento 2023, em Denver, Colorado.
“Já estamos fazendo testes de eletromobilidade com a participação de alemães, suecos, chineses e brasileiros. O sistema BRT é a grande virtude de Curitiba, mas avançamos com um grande programa de descarbonização e utilização de energia renovável que também tem como destaque a Pirâmide Solar do Caximba”, disse Greca.
Curitiba inicia nesta sexta-feira, 28 de abril de 2023, testes com um ônibus elétrico da empresa BYD. O coletivo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.
O experimento terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por um período de até 30 dias. A prefeitura informa ainda que o edital de chamamento público já conta com seis empresas cadastradas – empresas como a própria BYD, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes – e oito veículos que serão testados até outubro.