A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM voltou a estudar a extensão do Expresso Turístico para Aparecida, Campos do Jordão e Santos, segundo publicação da Folha de São Paulo.
Segundo o texto, o mais próximo de sair do papel é o Expresso dos Romeiros, já no próximo 12 de outubro, quando a Basílica Nacional, em Aparecida (a 180 km de SP) recebe milhares de devotos de Nossa Senhora.
No caso de Santos, o comboio deve ir por Paranapiacaba. No caso de Campos do Jordão, será necessário a troca de trem por conta de bitolas diferentes.
Na década passada falou-se nas extensões, mas o projeto não foi para frente. A medida bem em um momento onde está sendo ampliada a capacidade do trem turístico com novos carros, inclusive um vagão restaurante.
A empresa também passou a vender as passagens por meio online.
Expansão a partir de Jundiaí
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prevê a extensão do Expresso Turístico a partir de Jundiaí, segundo o edital de licitação do Trem InterCidades, publicado em 31 de março de 2023.
Atualmente, o serviço operado pela CPTM liga as estações Luz e Jundiaí, sendo um dos três roteiros ofertados pela operadora.
Mas, segundo o documento, há no radar pelo menos outros três roteiros a partir de Jundiaí. Os destinos fazem parte de estações do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas:
- Roteiro 1 entre a estação Luz e Estação Jundiaí/Complexo FEPASA: IDA: Origem Estação Luz e terminal Estação Jundiaí/Complexo FEPASA; VOLTA: Origem Estação Jundiaí/Complexo FEPASA e terminal Estação Luz.
- Roteiro 2 entre a estação Luz e Estação Louveira: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Louveira; VOLTA: Partida Estação Louveira com terminal Estação Luz.
- Roteiro 3 entre a estação Luz e Estação Vinhedo: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Vinhedo; VOLTA: Partida Estação Vinhedo com terminal Estação Luz.
- Roteiro 4 entre a estação Luz e Estação Valinhos: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Valinhos; VOLTA: Partida Estação Valinhos com terminal Estação Luz.
O edital ainda cita que poderá haver uma empresa contratada para a operação, define regras de compartilhamento entre o expresso e os serviços da concessionaria do TIC, e exclui Campinas na extensão.
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