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CPTM vai introduzir novo carro em trem do Expresso Turístico

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve introduzir em maio um novo carro no Expresso Turístico, e ofertar mais 88 assentos nas viagens para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

De acordo com a operadora, o novo veículo incorporado foi adquirido e totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual. Haverá ainda um vagão restaurante, sem prazo para início de operação.

Do início da operação até dezembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 174,8 mil passageiros. Em outubro foram iniciadas as vendas online dos ingressos (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla.

Mais roteiros

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prevê a extensão do Expresso Turístico a partir de Jundiaí, segundo o edital de licitação do Trem InterCidades, publicado nesta sexta-feira, 31 de março de 2023.

Atualmente, o serviço operado pela CPTM liga as estações Luz e Jundiaí, sendo um dos três roteiros ofertados pela operadora.

Mas, segundo o documento, há no radar pelo menos outros três roteiros a partir de Jundiaí. Os destinos fazem parte de estações do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas:

  • Roteiro 1 entre a estação Luz e Estação Jundiaí/Complexo FEPASA: IDA: Origem Estação Luz e terminal Estação Jundiaí/Complexo FEPASA; VOLTA: Origem Estação Jundiaí/Complexo FEPASA e terminal Estação Luz.
  • Roteiro 2 entre a estação Luz e Estação Louveira: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Louveira; VOLTA: Partida Estação Louveira com terminal Estação Luz.
  • Roteiro 3 entre a estação Luz e Estação Vinhedo: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Vinhedo; VOLTA: Partida Estação Vinhedo com terminal Estação Luz.
  • Roteiro 4 entre a estação Luz e Estação Valinhos: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Valinhos; VOLTA: Partida Estação Valinhos com terminal Estação Luz.

O edital ainda cita que poderá haver uma empresa contratada para a operação, define regras de compartilhamento entre o expresso e os serviços da concessionaria do TIC, e exclui Campinas na extesão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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