A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve introduzir em maio um novo carro no Expresso Turístico, e ofertar mais 88 assentos nas viagens para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes.
De acordo com a operadora, o novo veículo incorporado foi adquirido e totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual. Haverá ainda um vagão restaurante, sem prazo para início de operação.
Do início da operação até dezembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 174,8 mil passageiros. Em outubro foram iniciadas as vendas online dos ingressos (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla.
Mais roteiros
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prevê a extensão do Expresso Turístico a partir de Jundiaí, segundo o edital de licitação do Trem InterCidades, publicado nesta sexta-feira, 31 de março de 2023.
Atualmente, o serviço operado pela CPTM liga as estações Luz e Jundiaí, sendo um dos três roteiros ofertados pela operadora.
Mas, segundo o documento, há no radar pelo menos outros três roteiros a partir de Jundiaí. Os destinos fazem parte de estações do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas:
- Roteiro 1 entre a estação Luz e Estação Jundiaí/Complexo FEPASA: IDA: Origem Estação Luz e terminal Estação Jundiaí/Complexo FEPASA; VOLTA: Origem Estação Jundiaí/Complexo FEPASA e terminal Estação Luz.
- Roteiro 2 entre a estação Luz e Estação Louveira: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Louveira; VOLTA: Partida Estação Louveira com terminal Estação Luz.
- Roteiro 3 entre a estação Luz e Estação Vinhedo: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Vinhedo; VOLTA: Partida Estação Vinhedo com terminal Estação Luz.
- Roteiro 4 entre a estação Luz e Estação Valinhos: IDA: Partida Estação Luz com terminal Estação Valinhos; VOLTA: Partida Estação Valinhos com terminal Estação Luz.
O edital ainda cita que poderá haver uma empresa contratada para a operação, define regras de compartilhamento entre o expresso e os serviços da concessionaria do TIC, e exclui Campinas na extesão.