A China Railways anunciou que os serviços internacionais de passageiros da China para o Laos começaram a funcionar a partir de 13 de abril, com um trem por dia em cada direção fazendo a travessia da fronteira. Laos é um país do Sudeste Asiático cortado pelo rio Mekong e conhecido pelo relevo montanhoso, pela arquitetura colonial francesa.
Os trens vão operar entre Kunming South e Vientiane, capital do Laos, com duração de 10h30min, incluindo duas paradas para controle de alfândega e imigração em ambos os lados da fronteira. A travessia da fronteira também envolve a travessia de um fuso horário, com o horário no Laos sendo uma hora antes do horário no vizinho Yunnan.
Os trens operam a até 160 km/h e acomodam 720 passageiros, incluindo acomodações de primeira e segunda classe, além de um vagão-restaurante. Alguns veículos comercializados como “vagões internacionais” terão suas portas trancadas entre os dois terminais. Anúncios a bordo serão feitos e as informações dos passageiros serão exibidas em inglês, chinês e laosiano.
Os bilhetes para o serviço estão disponíveis tanto no site do CR como em aplicativos da LCRC. Na China, os bilhetes podem ser comprados nas estações Kunming Main, Kunming South, Pu’er, Xishuangbanna e Mohan, enquanto no Laos podem ser obtidos nas estações Vientiane, Vang Vieng, Luang Prabang e Boten. Os bilhetes de primeira classe para a viagem completa estão disponíveis por US$ 110,57, enquanto os bilhetes de segunda classe custam 470 Yuan.