Cauatols @CauaPrado_
Mobilidade Urbana VozTrólebus

Voz Trólebus: resumo semanal da mobilidade

Esse é o VOZ TRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção ViaTrólebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

A semana que passou foi bastante intensa no noticiário de mobilidade urbana, com direito a descarrilamentos, pedidos de rescisão de contrato, além de novos projetos de transportes sobre trilhos ganhando forma.

Na terça-feira, a ViaMobilidade – linhas 8 e 9 – colocou um trem histórico para rodar com pintura ao estilo da concessionária. No entanto, o noticiário positivo terminou na quinta-feira, quando mais um trem operado pela empresa do grupo CCR saiu dos trilhos. Segundo apuração do site, foi o sétimo descarrilamento em 14 meses, e dessa vez a ocorrência foi no centro da capital paulista.

Motivado pelos problemas na operação da empresa, o Ministério Público de São Paulo informou que vai pedir a rescisão de contrato, e uma indenização. Diz ainda que há provas sobre o não cumprimento do contrato.

Já no setor dos ônibus, dois sistemas de BRT vem ganhando forma. No Rio, foram anunciados cinco novos terminais, e em Campinas, um dos eixos de corredor de ônibus exclusivo foi inaugurado e já opera em teste.

Voltando a falar de trilhos e agora em futuro, a espanhola Acciona, que está construindo e vai operar a Linha 6-Laranja do metrô, informou que deve propor um prolongamento da linha que vai ligar as estações Brasilândia, na zona norte de SP, e São Joaquim, na região da Liberdade. Os espanhóis ainda mostraram interesse no leilão do Trem InterCidades.

Por falar no TIC – o trem intercidades – , enfim saiu o edital de licitação do eixo norte, que vai ligar a Barra Funda em São Paulo, até a cidade de Campinas. A sessão para abertura das propostas ocorre em novembro, e a expectativa é que até 2030, o trem expresso seja implantado.

E hoje a Linha 13-Jade da CPTM completa 5 anos. Não se pode colocar na conta da celebração o fato de que a linha transporta poucos passageiros, em torno de 15 mil por dia, o que é muito pouco para um eixo de transporte ferroviário. E ela ainda não chega exatamente até o Aeroporto de Guarulhos.

O registro positivo é dedicado ao Expresso Aeroporto, que faz o percurso em 30 minutos do centro até a região, algo que aí sim deve ser comemorado.

Por fim, no início da semana foi lançado o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana que tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Para saber mais, acesse: parquedamobilidadeurbana.com.br

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus