A Prefeitura de Santo André aprovou nesta semana as diretrizes para as futuras obras da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará a cidade até a estação Santa Marina, na região da Lapa em São Paulo, de acordo com o site ABC em Off.
Segundo a publicação, ainda em fase inicial, as tratativas tiveram início na segunda quinzena de janeiro. O plano apresentado pelo Metrô passou pela avaliação do Grupo Técnico Multidisciplinar da Prefeitura, formado pelas secretarias de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Semasa e SATrans.
“Sabemos da importância do Metrô para Santo André e toda região do ABC e por isso aprovamos as diretrizes em tempo recorde. Sempre foi um pedido do prefeito Paulo Serra que os assuntos relacionados a essas obras tivessem uma atenção especial. É nossa obrigação dar agilidade aos processos e licenças relacionadas ao tão sonhado Metrô no ABC”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda da Silva Filho.
Linha escolhida como “prioridade”, mas sem ABC
O atual governo elegeu a Linha 20-Rosa como uma de suas prioridades. Em paralelo, o Metrô de São Paulo está contratando uma empresa para análises para desapropriações. O estudo, entretanto, não contempla o ABC e a região sudeste de São Paulo. Deve analisar apenas o trecho entre Santa Marina e Abrão de Morais.