Informação do Jornal Folha de São Paulo mostra que Julio Castiglioni, ex-presidente da estatal responsável pela administração do porto de Vitória (ES), pode ser o novo presidente do Metrô de São Paulo.
De acordo com o texto, Castiglioni foi o responsável por levar adiante o processo de privatização do porto, quando esteve subordinado a Tarcísio de Freitas no Ministério da Infraestrutura. O processo foi considerado como “modelo para a privatização”
Atualmente quem está no comando da operadora é Paulo Menezes Figueiredo, atual diretor de finanças, que assumiu o posto em janeiro, quando seu antecessor deixou o cargo.
Não há declarações, no entanto, por parte do governador e de secretários sobre uma possível concessão das Linhas operadas pela estatal.
Rafael Benini, secretário de parcerias e investimentos, em recente entrevista a Revista Ferroviária, falou sobre a importância das linhas para a empresa:
“As linhas superavitárias são a 1, 2 e 3. Mas é uma decisão mais difícil, porque são linhas importantes para o Metrô SP, que é uma empresa de desenvolvimento e expansão de linhas metroferroviárias em São Paulo. O Metrô utiliza essas linhas para fazer obra pública. É um assunto que passa pela cabeça, que a gente vai estudar, mas não tem um cenário fechado sobre isso. Se a gente conseguir estruturar a implantação de uma linha inteira com uma PPP, daí talvez a gente possa pensar.”