A SPTrans informou que passageiros entre 60 e 64 anos precisam carregar a gratuidade em seus cartões do Bilhete Único e assim poderem passar utilizar o benefício nos ônibus, metrô e trens.
Segundo comunicado da gerenciadora do transporte paulistano, trata-se de um procedimento novo para as pessoas que têm entre 60 e 64 anos, e para ter acesso a gratuidade em seu Bilhete Único Comum, basta aproximar seu cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos trilhos.
É preciso fazer o procedimento duas vezes, tanto nos ônibus quanto no metrô/trem. Quando a recarga é realizada, são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade temporal por sete dias a partir da primeira ativação. Passado o período de sete dias, uma nova cota temporal é ativada automaticamente. Não é preciso ir a um Posto de Atendimento ou fazer o procedimento de recarga novamente.