Trabalhadores do transporte coletivo no Rio de Janeiro estão em estado de greve, estágio que precede a paralisação, de acordo com Sindicato dos Rodoviários RJ.
Em seu site, a entidade explicou que uma Assembleia Geral realizada no dia 14 de março aprovou estado de greve “diante da recusa dos patrões em cumprir a Convenção Coletiva da categoria”. Trabalhadores querem reajuste salarial referente a 2021-2022, cuja inflação ficou em quase 12%.
“Como nossa CCT foi fruto de negociação na Justiça do Trabalho, o Sintrucad-Rio entrou no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no dia 27/2, com um pedido urgente de Mediação Pré-Processual para que o Rio Ônibus seja obrigado a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.”
O sindicato diz que há intransigência patronal e a demora do Tribunal em marcar essa mediação, e que o fato é criticado pelos trabalhadores. “Nossa Assembleia reuniu trabalhadores mobilizados e lideranças importantes, que estão informando estes fatos nas garagens e pontos de ônibus.”