Coluna da Mônica Bergamo no jornal “Folha de São Paulo” aponta que a equipe o Metrô de São Paulo decidiu mudar o nome de uma futura estação da linha 2-Verde de Paulo Freire para Fernão Dias.
A decisão, segundo a coluna, foi tomada por dirigentes da empresa controlada pelo Governo de São Paulo em janeiro deste ano. A operadora, de acordo com a publicação, diz que a medida foi após uma pesquisa de opinião ser feita com moradores de regiões próximas da futura parada.
A estação faz parte da extensão da Linha 2-Verde, entre as estações Penha e Dutra, eixo que deve entrar em obras nos próximos anos, e que já foi sinalizada pela atual gestão como umas prioridades na expansão do Metrô.
Existe uma polêmica com o nome de Paulo Freire, que foi um educador de destaque e filósofo brasileiro. O pensador constantemente é atacado por grupos Bolsonaristas.
Fernão Dias Pais Leme, por sua vez, foi um bandeirante paulista. Ficou conhecido como “O Caçador de Esmeraldas” e sua trajetória está ligada a exploração de indígenas.