O projeto da Linha 14-Ônix, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, poderá ter até três pátios, de acordo com apuração do site. O novo projeto voltou a discussão a medida em que declarações de uma entrevista à Revista Ferroviária, do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
“O segundo lote seriam as linhas 10-Turquesa e a 14-Ônix. A 14 não existe, então, incluiria a implantação de 34 ou 35 km de ferrovia entre Santo André e Guarulhos. Isso muda um pouco o perfil dos projetos, porque ao invés de expandirmos a partir de São Paulo, a gente começa a circundar São Paulo. É uma ideia nova, que já estava no planejamento da CPTM e queremos tirar do papel” – afirmou.
Segundo ele, a previsão é que as duas linhas sejam concedidas no final de 2025.
Linha 14 reformulada
Em um slide apresentando pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, na 28º Semana de Tecnologia Metroferroviária, mostra que o projeto funcional será contratado novamente, consolidando a revisão.
A linha reaparece agora com 39 quilômetros de extensão e 26 trens em operação. O projeto ganhou uma extensão ao sul de Santo André, atendendo a região de Jardim Irene e Vila Luzita. Na outra ponta, a linha vai mais a leste de Guarulhos na Região de Bonsucesso.