Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Linha 14 da CPTM poderá ter até três pátios

O projeto da Linha 14-Ônix, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, poderá ter até três pátios, de acordo com apuração do site. O novo projeto voltou a discussão a medida em que declarações de uma entrevista à Revista Ferroviária, do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

“O segundo lote seriam as linhas 10-Turquesa e a 14-Ônix. A 14 não existe, então, incluiria a implantação de 34 ou 35 km de ferrovia entre Santo André e Guarulhos. Isso muda um pouco o perfil dos projetos, porque ao invés de expandirmos a partir de São Paulo, a gente começa a circundar São Paulo. É uma ideia nova, que já estava no planejamento da CPTM e queremos tirar do papel” – afirmou.

Segundo ele, a previsão é que as duas linhas sejam concedidas no final de 2025.

Linha 14 reformulada

Em um slide apresentando pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos,  na 28º Semana de Tecnologia Metroferroviária, mostra que o projeto funcional será contratado novamente, consolidando a revisão.

STM

A linha reaparece agora com 39 quilômetros de extensão e 26 trens em operação. O projeto ganhou uma extensão ao sul de Santo André, atendendo a região de Jardim Irene e Vila Luzita. Na outra ponta, a linha vai mais a leste de Guarulhos na Região de Bonsucesso.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus