Goiás quer ampliar sua malha ferroviária, na introdução de ferrovias para cargas e passageiros. Nesta semana foi apresentada a minuta de um projeto de lei que disciplina o Sistema Ferroviário Estadual (SFE). A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (08/03) pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) a representantes de empresas do ramo logístico. A minuta prevê contratos com duração de 25 a 99 anos.
“Vamos motivar parcerias para fazermos esses braços de áreas produtivas que precisam de um transporte modal muito mais compatível com a competitividade internacional, e mesmo no Brasil”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
A administração quer desburocratizar a participação da iniciativa privada e trazer investimentos para o estado, seguindo a tendência das grandes obras da região, como a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
Em um primeiro momento, estão em estudo os trechos Mineiros/Jataí/Rio Verde; Itumbiara/Rio Verde; Barra do Garças/Acreúna (ligado à Ferrovia Norte-Sul); Aragarças/Cocalinho (Ferrovia Fico); Niquelândia/Mara Rosa (ligado à Ferrovia Norte-Sul) e Catalão/Itumbiara, entre outros.