Em uma entrevista ao jornal SP1 da TV Globo, o Diretor de operações da ViaMobilidade, Paulo Ferreira, culpou materiais recebidos da CPTM, sobre mais um descarrilamento ocorrido na manhã desta quinta-feira, 30 de março de 2023.
Segundo ele, a empresa recebeu materiais com “deterioração”. “Dado o grau de deterioração que foi entregue a nós. Ai estou falando da via, de dormentes, de trilho, da brita, dos trens. Cabe ressaltar que os trens que rodam aqui hoje, não era os trens que rodavam anteriormente. Eram trens que rodavam em outras linhas ou nem rodavam”.
Paulo Ferreira assumiu como diretor de Operações da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 em janeiro. A fala dele companha uma outra declaração de Márcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, que falou que os “trens vieram numa condição de manutenção muito pior do que a gente estava esperando.”
As linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos eram operadas até janeiro de 2022 pela CPTM. Os trens que operavam nos dois ramais eram os das séries 7000 e 8000. A partir do início da concessão, os 8000 foram realocados para a Linha 11, e mais trens da série 7000 foram inseridos nas duas linhas. A empresa ainda recebeu reforço dos trens da série 8500, uns dos mais novos da malha ferroviária.
Já a comparação entre os 7000 e 8000, o primeiro foi fabricado entre 2009 e 2022, enquanto o segundo entre 2011 e 2013.
1 comentário