A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou que suspendeu licitação para a prestação de serviços especializados de engenharia e arquitetura para apoio técnico na supervisão de projetos de pátios de estacionamento, complexos de manutenção, estações e novas linhas, em razão da interposição de recurso administrativo contra o resultado da verificação e julgamento das propostas técnicas.
De acordo com comunicado da empresa, as propostas técnicas classificadas foram:
- 1º Lugar: Consórcio Supro, Composto Pelas Empresas Planservi Engenharia Ltda., Progetto Engenharia Ltda. e Mmp – Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários Ltda;
- 2º Lugar: Consórcio Supervisor Tfb, Composto Pelas Empresas Tüv Rheiland Ductor Ltda., Future Motion Brasil Serviços de Engenharia Consultiva Ltda. e Benvenuto Engenharia Ltda.;
- 3º Lugar: Consórcio Supervisor de Projetos – Nem, Composto Pelas Empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.a. e Metroeng Engenharia Ltda
- 4º Lugar: Consórcio Supervisor Novos Trilhos, Composto Pelas Empresas Egis – Engenharia e Consultoria Ltda, Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Ltda. e Sgs Enger Engenharia Ltda.
Entre as novas linhas estudadas pela CPTM está a 14-Ônix, entre Guarulhos em Bonsucesso e Jardim Irene em Santo André e o Arco Oeste sul, previsto para ligar Santo André, Diadema, Taboão e Osasco.
Sobre os pátios, a empresa tem planos de instalar um novo em Suzano. A operadora ainda prevê a “implantação de Pátio a ser definido para a Linha 13 – Jade”, adequação do Pátio de São Caetano, adequação do Pátio de Calmon Viana, e adequação do Pátio de Manutenção de Engenheiro SP.
Sobre o espaço em Suzano, ainda não se sabe qual a finalidade do pátio, se será usado para manutenção de trens ou apenas estacionamento.