O setor de transportes ainda é dominado por homens, ainda que as mulheres vem ganhando espaço no ofício de transportar vidas. Uma pesquisa da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) apontou que em 2018, dos cerca de 2,2 milhões de profissionais que atuavam no setor, apenas 17% eram do sexo feminino.
Atualmente, mais de 6,5 mil mulheres atuam em todas as áreas que abrangem a operação, administração e manutenção dos sistemas de trem e metrô do Brasil, segundo a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos).
Algumas operadoras, no entanto, mostram a preocupação em aumentar os postos de trabalhos para mulheres. A ViaMobilidade, por exemplo, formou a primeira turma de operadoras de trem composta exclusivamente por operadoras nesta quarta-feira (08).
Ao todo, 12 mulheres foram oficialmente habilitadas como Agentes de Atendimento e Operadoras de Trem para atuação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A cerimônia foi realizada no auditório do Pátio Presidente Altino.
“Foi com muita satisfação que aceitei o desafio de estar à frente do treinamento da primeira turma de operadoras de trem exclusivamente composta por mulheres do Brasil. Participei da formação de outra equipe, porém de 14 operadores, apenas 3 eram mulheres”, conta Cristiane Máximo, supervisora de Interação com o Cliente – Tráfego.
“Passar meu conhecimento a essas mulheres, a parte teórica e prática dos trens e da via, cada qual com sua história de vida e profissional, foi muito gratificante e um grande aprendizado também. Foi motivador ver como uma sempre apoiou a outra nos momentos de dificuldade. O espírito de equipe esteve muito presente”, completa.
“É desafiador, me viro para dar conta dos afazeres domésticos, da educação dos meus filhos, para me cuidar, trabalhar e estudar, mas essa conquista compensa o esforço. Acredito que é só o começo. A formatura é o início da nossa jornada na operação. A empresa é grande e tem muitas oportunidades. Eu acredito que o céu é o limite”, diz a recém formada operadora Jéssica.