O bonde em sua versão moderna nunca esteve tão em alta, pelo menos em projetos de transporte aliado a requalificações urbanas. No Brasil são pouquíssimos os exemplos onde os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) foram adotados com essa finalidade, a exemplo do Rio de Janeiro e da Baixada Santista.
Esse segundo completa sete anos de operação nesta terça-feira, 31 de janeiro de 2023. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, que implantou o meio de transporte, o VLT transportou a média mensal de 530 mil passageiros nos últimos 12 meses, percorrendo mensalmente 45,3 mil quilômetros ao longo de 11,1km de extensão entre os terminais Porto, em Santos, e Barreiros, em São Vicente.
“O projeto urbanístico foi pensado para integrar o sistema com menor impacto às características locais, minimizando conflitos com a arquitetura e o patrimônio histórico da região por onde passa”, diz nota da empresa.
E para implantar o trem leve foi usada uma faixa ferroviária abandonada, fator que colaborou para reduzir os custos do empreendimento com desapropriações. Possui um sistema de travessias seguras, sinalização adequada, semaforização inteligente pronta e integração com ciclovia, trazendo uma nova via permanente com leito gramado e paisagismo, com maior segurança viária, além de uma impressionante valorização imobiliária ao longo do trajeto.
O VLT da Baixada está sendo expandido com obras em curso na região central de Santos. terá mais 8km de extensão, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. Serão 14 estações, com intervenções urbanizadoras e a união de vários pontos turísticos de serviços e do cotidiano como trabalho, entretenimento, entre outros, além de facilitar o acesso de estudantes a escolas e universidades, preservando e valorizando o patrimônio histórico.
Há ainda projetos de um terceiro trecho, no eixo Barreiros-Samaritá, quando o VLT chegará a área continental de São Vicente. As obras estão em processo de licitação. A partir de 2025, quando está prevista a entrega deste ramal, cerca de 150 mil pessoas por dia serão beneficiadas na ligação com o município de Santos, principal polo econômico da região. Além disso, o trecho em operação, com 8k de extensão e quatro estações, permitirá a integração mais rápida com linhas de ônibus intermunicipais que circulam em Praia Grande, município que detém o maior índice de crescimento populacional da região.