A ViaMobilidade apresentou para a mídias especializadas em transporte, novos veículos de manutenção. Entre os destaques está veículo de inspeção de ultrassom de via permanente, além do trem esmerilhador, também utilizado na manutenção da via permanente.
O site ouviu Alan Santana, gerente executivo de Manutenção da concessionária que opera as Linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos, que contou que era praticamente inexistente a frota de veículos de manutenção após a passagem de bastão da CPTM para a operadora privada, uma vez que o contrato de concessão não previu a frota.
“Nós tivemos muitos eventos de falha na rede aérea no passado, que a gente não vem percebendo mais, e a tendência é que essas falhas não ocorram mais”, afirmou. Segundo ele, os setores de rede aérea e na via permanente foram as áreas onde ocorreram os maiores desafios. A manutenção não deixou de ser realizada, mas foi feita de forma manual, segundo o gerente de manutenção.
Foram adquiridos 42 veículos ferroviários e rodoferroviários. “Desde o início da operação, a ViaMobilidade vem adquirindo veículos auxiliares que são fundamentais para elevar a eficiência dos serviços de manutenção da via permanente e rede aérea. Estes equipamentos oferecem apoio em casos de manutenção corretiva e preditiva. É nossa prioridade garantir o conforto e a segurança dos passageiros”, afirma Alan Santana.
Novos trilhos
Alan ainda conta que está previsto a troca de pelo menos 30 quilômetros de trilhos nas linhas 8 e 9 em 2023, e que outros 30 devem ser substituídos em 2024.