Na madrugada desta segunda-feira foi feita a montagem da primeira viga da obra do Aeromovel no Aeroporto de Guarulhos, de acordo com consórcio AeroGRU.
As construções do sistema começaram em 2022. O eixo de transporte deve transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos. O transporte tem zero emissão de poluentes.
Deve custar R$ 271 milhões, bancados pela GRU Aiport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos. A previsão é que os trens passem a levar passageiros em abril de 2024.
Serão três veículos, compostos por dois carros cada. A fabricante assinou o contrato com o Consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, para fornecimento dos veículos.
Os veículos são do modelo Auster A-200, com capacidade de 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless). A fabricação dos modelos ocorrerá entre os meses de maio de 2022 e julho de 2023. Os veículos passarão por modernização das linhas externas, bem como novos acabamentos e layouts adequados à operação.