O metrô de Moscou anunciou o recebimento de 300 carros do moderno trem Moskva-2020 este ano, de acordo com anúncio do prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin.
Fabricados na Rússia, as composições possuem mais de 90% dos componentes produzidos no país. No total, a cidade comprará mais de 800 carros Moskva-2020 em três anos.
Além disso, a partir de 2024, o modelo será aprimorado levando em consideração os desejos dos passageiros e as tendências globais. Em particular, os trens terão interiores atualizados e um novo design, mais carregadores para aparelhos eletrônicos e mais comodidades para passageiros com deficiência.
Além disso, o prefeito de Moscou Sergey Sobyanin anuncia que a cidade já está trabalhando em um trem de nova geração, que pode entrar em serviço a partir de 2026. Acomodará mais passageiros, e suas portas terão largura recorde. A operadora ainda avalia implantar trens sem condutores.
Moskva-2020 é a última geração dos trens do Metrô de Moscou. Em 2021, o modelo recebeu o Prêmio Red Dot: Design de Produto pelo melhor design. O júri internacional atribuiu por unanimidade a pontuação máxima na categoria Comboios e Aviões.