Guarujá, litoral sul de São Paulo, deve testar um ônibus elétrico da BYD (Build Your Dreams).
O ônibus é do modelo D9A do tipo padron, tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, capacidade para 78 passageiros (41 sentados e 37 em pé) e será integrado à linha 003, que faz o trajeto entre o Terminal Vicente de Carvalho e o Ferry Boat, uma das mais movimentadas do município.
A cidade tem planos de substituir parte da sua frota de veículos diesel por veículos elétricos. O ônibus elétrico vai começar a circular em fase de testes por trinta dias. Será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo no viário das linhas e a capacidade de transporte dos passageiros habituais das linhas.
“A cidade do Guarujá dá um importante passo para uma tornar o transporte sustentável, proporcionando qualidade de vida para a população. A BYD está instalada no Brasil há cinco anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, onde temos capacidade para produzir por ano 2 mil chassis de ônibus elétrico. Estamos prontos para seguir o atendimento da Baixada Santista com ônibus elétricos que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.