Trem de Carga Trens Regionais

Governo autoriza ferrovia para cargas e passageiros entre Minas e Bahia

Uma ferrovia deve ligar o sul da Bahia e o nordeste de Minas Gerais depois de 57 anos de sua desativação. Foi autorizado pelo Governo Federal a construção do eixo de transporte que deve servir composições cargueiras e passageiros, este último na modalidade de Turismo.

A ferrovia de 578 quilômetros deve cruzar as cidades de Teixeira de Freitas e Caravelas, na Bahia, e Araçuaí, Novo Cruzeiro, Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Nanuque, Aimorés, Argolo, Posto da Mata, em Minas Gerais.

A obra estará a cargo da MTC – Multimodal Caravelas, em um período de 98 anos, segundo deliberação feita pela Agência Nacional de Transportes (ANTT). Estão previstos investimentos de R$ 12 bilhões, com as obras previstas para serem concluídas em dois anos.

“A celebração do contrato de adesão é o nosso ponto de partida. Temos o prazo de 30 dias para assinar este contrato com o Ministério de Infraestrutura Brasileira de Transportes. A partir daí, podemos iniciar os projetos de engenharia e de licenciamento ambiental pertinentes à construção da ferrovia”, diz Fernando Cabral, diretor da MTC.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus