Em janeiro, durante entrevista ao Programa Pânico, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, voltou a falar sobre as obras da Linha 17-Ouro do monotrilho. No mesmo mês, em entrevista à TV Globo, o governador informou que uma das alternativas para tirar o atraso seria o estado assumir parte dos trabalhos, ou então cancelar contratos para nova licitação.
Mas na entrevista ao programa humorístico, o governo revelou que estudada repassar a responsabilidade da construção para a ViaMobilidade. A operação da Linha 17 está atrelada a gestão da Linha 5-lilás do metrô.
Já durante entrevista à Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou que vem negociando com a CCR uma mudança no contrato de concessão da Linha 17-Ouro, para que a mesma concessionária possa assumir as obras. “O governador já fez o pedido para a CCR. Estamos negociando para que ela incorpore essa obra dentro da concessão e opere a linha”, diz. O monotrilho deve ligar as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas.
Segundo ainda o titular da pasta, segue a negociação com a empresa sobre a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.