Em outubro de 2022, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM abriu licitação para contratar a “prestação de serviços especializados de engenharia e arquitetura para apoio técnico na supervisão de projetos de pátios de estacionamento, complexos de manutenção, estações e novas linhas“.
As seguintes empresas foram habilitadas:
- Consórcio Supervisor Novos Trilhos, composto pelas empresas Egis – Engenharia e Consultoria Ltda, Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Ltda. e Sgs Enger Engenharia Ltda;
- Consórcio Supro, composto pelas empresas Planservi Engenharia Ltda., Progetto Engenharia Ltda. e Mmp – Consultoria e Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários Ltda.;
- Consórcio Supervisor Tfb, composto pelas empresas Tüv Rheiland Ductor Ltda., Future Motion Brasil Serviços de Engenharia Consultiva Ltda. e Benvenuto Engenharia Ltda.;
- Consórcio Supervisor de Projetos – Nem, composto pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.a. e Metroeng Engenharia Ltda.
De acordo com a CPTM, a sessão pública destinada à abertura dos envelopes ocorrerá no dia 02/03/2023 às 10:00 horas.
Entre as novas linhas estudadas pela CPTM está a 14-Ônix, entre Guarulhos em Bonsucesso e Jardim Irene em Santo André e o Arco Oeste sul, previsto para ligar Santo André, Diadema, Taboão e Osasco.
Sobre os pátios, a empresa tem planos de instalar um novo em Suzano. A empresa ainda prevê a “implantação de Pátio a ser definido para a Linha 13 – Jade”, adequação do Pátio de São Caetano, adequação do Pátio de Calmon Viana, e adequação do Pátio de Manutenção de Engenheiro SP.
Sobre o espaço em Suzano, ainda não se sabe qual a finalidade do pátio, se será usado para manutenção de trens ou apenas estacionamento.