O Veículo Leve sobre Trilhos – VLT de Fortaleza ganhou nos últimos dias um novo centro de manutenção. De acordo com comunicado do Metrofor, operadora do sistema, o equipamento que fica localizado ao lado da Estação Vila União, deve aprimorar o funcionamento dos trens, que agora terão em sua própria via férrea uma oficina completa, equipada com maquinário e profissionais especializados, para a realização das manutenções preventivas e corretivas.
“Ganha o VLT, ganham os quase 300 mil passageiros por mês dessa linha, e ganha a mobilidade urbana de Fortaleza. Por isso, só temos a agradecer o empenho da Seinfra na construção deste importante equipamento”, afirmou o presidente do Metrofor, Igor Ponte.
Até então, as manutenções o VLT eram feitas na oficina da Linha Sul, em Pacatuba. “Com o início das atividades no Vila União, os VLTs não precisarão se deslocar até lá, o que vai possibilitar agilizar a operação dos tens disponíveis, reduzindo o headway, que é o intervalo entre um trem e outro. Além da economia de tempo, haverá também uma redução no desgaste dos equipamentos, que percorrerão por trilhos exclusivos da linha, minimizando possíveis danos”, diz o então secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.