Rosário é uma importante cidade portuária na Argentina, 300 km acima do rio Paraná a partir da capital, Buenos Aires.
A localidade vem experimentando algo pouco visto em sistemas de ônibus mundo a fora, que é a conversão de coletivos a diesel por trólebus. Algo semelhante ocorreu no Brasil, com a conversão de ônibus a diesel articulados em elétricos no corredor São Mateus-Jabaquara.
De acordo o site Urban Transport Magazine, para substituir a atual frota de trólebus Marcopolo da linha principal K, que estão em operação desde 1994, mas foram construídos em 1988, estão previstos 20 ônibus a diesel convertidos.
Por falar no corredor de trólebus do ABD, os veículos que serão aposentados na Argentina são “irmãos” dos coletivos Marcopolo Torino G4, operacional no BRT intermunicipal na Grande São Paulo. Os daqui seguem operacional.
Já sobre os convertidos, os veículos escolhidos são ônibus a diesel Metalpar Iguazú de 11 anos com chassis Mercedes-Benz OH 1618 SB, que serão totalmente reformados e equipados com equipamentos elétricos.
Os trólebus Marcopolo, que estão em operação desde a reabertura da rede, há 28 anos, tiveram um bom desempenho, mas já estão chegando ao fim de sua vida útil, apesar de uma grande reforma entretanto realizada. Todos eles já percorreram bem mais de 1 milhão de quilômetros em serviço.
Estes veículos, assim como os do ABC Paulista, foram originalmente construídos para a nova operação nunca inaugurada em Belo Horizonte. Os que rodam na Grande São Paulo, chegaram a operar em São Paulo pela extinta Eletrobus. Rodaram em linhas como na 2100 e 342M.
A operadora de Rosário chegou a adquirir trólebus a bateria entregues em 2017 pelo fabricante russo Trolza, mas segundo o artigo apresentaram danos consideráveis na carroceria, incluindo rachaduras, e após pouco tempo tiveram que ser consertados por um alto custo.