Durante entrevista ao Programa Pânico, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, citou a chegada do Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT na cidade do Guarujá.
A fala do ex-ministro vem junto com a defesa da concessão do Porto de Santos, além da ligação seca entre Santos e Guarujá. Na semana passada, o governador defendeu o projeto em reunião com governadores e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Você está falando de gerar 60 mil postos de trabalho. A privatização com o volume de dinheiro que vai chegar lá. Você pega parte do bônus de assinatura e investe no túnel que é a ligação Santos-São Vicente. Você liga um corredor da Imigrantes até a ligação seca Santos-Guarujá. Leva o VLT até o Guarujá”.
Leia também:
- Licitação viabiliza VLT em área continental de São Vicente;
- VLT de Santos terá pontes sobre canal histórico.
O túnel sobrepõe uma ideia de ponte, também anunciada nos últimos anos, mas assim como a ligação submersa não saiu do papel.
Os defensores do túnel dizem que a ideia seria mais respeitosa ao meio ambiente. “O túnel respeita o cidadão e o urbanismo, além do canal de navegação do porto. São 30 mil passageiros por dia utilizando as barcas. O transporte sobre trilhos melhorará a qualidade do transporte. Fizemos uma revisão do custo do projeto, e ele ficou em R$ 2,5 bilhões. O custo do VLT está incluso no investimento.” – afirma o ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho.
A estrutura teria 1,7 km de extensão, três pistas, e um espaço para uma eventual extensão do VLT que liga Santos e São Vicente para o Guarujá.
1 comentário