No final de dezembro, o Comporte Participações S.A., representada pela Guide Investimentos, venceu o leilão de concessão do metrô de Belo Horizonte e deve operar o serviço por 30 anos.
De acordo com membros do governo estadual, existe a possibilidade da operadora assumir os trabalhos até março. “Em mais ou menos um mês a comissão de licitação vai avaliar a documentação da empresa vencedora, ver se os documentos estão em ordem, e a gente acredita que até, no mais tardar, março seja possível assinar o contrato. Uma vez assinado o contrato, imediatamente a empresa entra na operação, mas tem um período de transição em que a CBTU opera em conjunto com a empresa para que não haja descontinuidade do serviço”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato.
Ampliação
A concessionária deve ampliar a linha atual em aproximadamente 2,45 km e a construção de uma nova estação, a Novo Eldorado.
Além disso, deverá implantar a linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro. A previsão é que as novas estações sejam entregues a partir do quarto ano de contrato. Já no sexto, todas devem estar em operação.