Prefeitos da Região do ABC Paulista devem se reunir com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar do projeto da Linha 20-Rosa do Metrô, que deve partir de Santo André até a região de Santa Marina e Lapa na capital paulista. O novo eixo de transporte também corta São Bernardo do Campo.
“Ficou pré-acordado para a primeira semana de fevereiro uma agenda com o governador para tratar dessas questões do Metrô. Ele também vai receber os membros do Consórcio. A questão da Linha 20 já é uma prioridade para Santo André e queremos que seja do governo do Estado”, afirmou o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), segundo o jornal “Diário do Grande ABC“.
A região seria atendida pela Linha 18-Bronze do metrô em forma de monotrilho, mas a gestão passada decidiu por um corredor de ônibus no lugar, com menor capacidade e com veículos mais lentos. O novo BRT -ABC está a cargo da operadora Next Mobilidade, antiga Metra, que além de seguir com a operação dos trólebus entre São Mateus e Jabaquara, ainda passou a ser a operadora da área 5 da EMTU.
O aditivo de contrato que concedeu todos esses serviços à Next Mobilidade, no entanto, está em julgamento no STF por suspeitas de irregularidades. Dois ministros já votaram a favor da inconstitucionalidade da prorrogação do contrato. O julgamento está retido pelo Ministro Gilmar Mendes há mais de três meses.
Já a gestão de Tarcísio, por sua vez, deve seguir com o projeto do BRT, e de acordo com o Diário do Grande ABC, deve decidir se toca primeiro a Linha 20 que contempla a região, ou a Linha 19-Celeste, entre São Paulo e Guarulhos.
1 comentário