Ônibus

Mundo pode ter 670 mil ônibus elétricos em 2027

O mercado global de ônibus elétricos deve atingir a marca de 670 mil unidades em 2027, segundo estudo da MarketsandMarkets, divulgado pelo site Sustainable-bus.

A América do Norte deve ser o mercado de crescimento mais rápido durante o período de previsão. A crescente demanda por soluções elétricas de transporte coletivo, além de apoio do governo são fatores que impulsionam o mercado norte-americano de ônibus elétricos.

A mesma tendência é sentida em países da Europa, de acordo com a publicação, que cita outro estudo divulgado em 2021 e assinado pela empresa de consultoria financeira ING, sendo que um terço dos 200.000 ônibus do transporte público europeu será de emissão zero até 2030.

No Brasil

Os olhos estão voltados para São Paulo, onde é esperado 657 ônibus elétricos no ano de 2023, de acordo com publicação do jornal “Folha de São Paulo“.

A nova frota poderá operar, segundo a publicação, em abril, e cerca de 1.109 veículos já foram adquiridos. A meta do poder público é mais ousada, prevendo 2.600 coletivos elétricos até o final de 2024.

A capital paulista proibiu as operadoras de adquirirem veículos a diesel em outubro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus