Um estudo importante será iniciado para a implantação de uma nova linha de metrô, que deve no futuro ligar as cidades de São Paulo e Cotia. O Metrô de São Paulo selecionou o Consórcio Systra Prime, formado pela Systra Engenharia e Prime Engenharia e Comércio, para elaboração do anteprojeto de engenharia e estudos ambientais da Linha 22-Marrom.
A análise é um passo anterior do projeto básico, determinante para a construção de um novo eixo de transporte de alta capacidade. Está fase ainda depende da conclusão do estudo que deve ser elaborado pelo Consórcio Systra Prime.
De acordo com o ex-presidente da operadora, Silvani Pereira, que deixou o cargo nessa semana, o Metrô de São Paulo prevê a realização do projeto básico da Linha 22-Marrom em 2023. Após as análises, será possível determinar prazos para inícios das obras.
O projeto prevê a ligação entre a estação Sumaré, na Linha 2-Verde até Cotia, com 29km de extensão, 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.
A linha 22-Marrom nasceu na década passada como linha 22-Bordô, e deve promover a ligação entre as duas cidades, passando por regiões importantes como Granja Viana, Osasco e USP.
1 comentário