A ViaMobilidade informou na tarde desta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, que por conta de “falha” com um trem na região da estação Lapa, as composições da Linha 8-Diamante estão circulando apenas entre as estações Lapa e Itapevi.
Tempo depois, surgiu a informação que um trem descarrilou nas proximidades da estação Lapa:
Ente Lapa e Barra funda pic.twitter.com/DlGG0YG5Tx
— Mistureba (🇾🇪) (@Oliver_M9) January 16, 2023
— Diário da CPTM 🚇 (@DiariodaCPTM) January 16, 2023
De acordo com a empresa, ônibus da Operação PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados para atender o trecho entre as estações Lapa e Júlio Prestes. A ocorrência teve início por volta das 16h20.
Nota da empresa:
“A concessionaria ViaMobilidade acionou a operação Paese para o atendimento dos passageiros da Linha 8-Diamante, na região da Estação Lapa. No local, foi registrado o descarrilamento de um trem que seguia no sentido Itapevi e técnicos da Concessionária já atuam para normalizar a situação. Não há o registro de vítimas.
Como opção, além do Paese, passageiros que estão na Estação Barra Funda podem utilizar a Linha 7-Rubi para chegarem até a Estação Lapa, onde poderão seguir até a Linha 8-Diamante, de onde poderão seguir viagem sentido Itapevi.
Já os passageiros que estão na região de Osasco e querem usar a Linha 8-Diamante no sentido Centro de São Paulo, a instrução é optar pela Linha 9-Esmeralda e seguir até a Estação Pinheiros, onde é possível fazer a baldeação e seguir sentido centro pela linha 4-Amarela do metrô.
A Via Mobilidade se desculpa pelo ocorrido e os técnicos estão apurando as causas.”
Problemas com chuvas
A operadora informou na tarde desta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, que os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda estão circulando com maiores intervalos por conta das “fortes chuvas”.
Em nota, a empresa informou que “devido às fortes chuvas que atingem várias regiões da Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta segunda-feira, os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda circulam com maiores intervalos e tempos de parada neste momento. A medida tem como objetivo evitar o risco de acidentes e garantir a segurança dos passageiros.”
As ocorrências tiveram início por volta das 16 horas. No mesmo horário, a defesa civil emitiu alerta de chuvas entre Osasco e Zona Oeste e Sul da Capital, com raios.