A implantação da Linha 17-Ouro do monotrilho em São Paulo coleciona uma série de atrasos, e mais um deles entrou para a lista do eixo metroviário que deverá ligar as estações Morumbi na Marginal Pinheiros, Washington Luís e Aeroporto de Congonhas.
Em março de 2022, o trem cabeça de série foi apresentado e a promessa era que a primeira composição chegasse no fim do ano passado. “O trem exibido na videoconferência está na fábrica da empresa BYD, na cidade chinesa de Shenzhen, e deve chegar a São Paulo até o fim do ano. Cada composição será formada por uma cabeça de série e cinco vagões” – informava uma nota da administração estadual.
Já um postagem da fabricante BYD nas redes sociais apontava a chegada do trem para janeiro de 2023.
Pátio Água Espraiada
Para a acomodação das 14 composições, o Metrô ainda precisa vencer outro desafio que é terminar o Pátio Água Espraiada, que vai servir de estacionamento para os comboios, além de blocos de manutenção e controle da linha 17. O último relatório de empreendimentos da empresa, datado do mês de novembro de 2022, aponta que pelo menos naquele mês, as vias do Pátio ainda não haviam sido finalizadas.
O mesmo documento também segue, assim como os demais, não apontando uma data para entrega da linha. Consta apenas “em reprogramação”.