O Metrô de São Paulo estudou implantar o terminal da Linha 22 na região do terminal de ônibus da cidade de Cotia, segundo o projeto funcional do novo eixo metroviário, disponível na biblioteca virtual da empresa. A estação seria na área central.
A linha 22-Marrom está na fase de contratação do anteprojeto de engenharia, onde foi escolhida na semana passada, o consórcio que fará os estudos.
O projeto funcional, no entanto, contemplava uma extensão um pouco diferente da conhecida atualmente entre Sumaré e Cotia, e portanto é possível que ocorra revisões. No trajeto previsto no estudo funcional, a linha ainda ia apenas até Rebouças.
Segundo o documento elaborado em 2017, a parada seria quase anexa ao terminal, entre as ruas Santa Teresina, e a Rua Ernesto Leme Leita:
A parada teria acessos ao terminal de ônibus e ao centro da cidade.
Próximos passos de implantação da linha
O futuro eixo metroviário vai ligar a estação Sumaré, na Linha 2-Verde até Cotia, com 29km de extensão, 19 estações e um pátio de trens para 52 composições. O Consórcio Systra Prime, formado pela Systra Engenharia e Prime Engenharia e Comércio, foi escolhido para os trabalhos.
A partir da assinatura de contrato, o que ainda não ocorreu, o consórcio terá até dezessete meses para elaborar o anteprojeto de engenharia e até o mês 21 para o EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, segundo cronograma contratual.
Se o contrato for assinado no começo de 2023, os trabalhos podem terminar no segundo semestre de 2024, mas não será o fim das análises para implantação do novo eixo metroviário: ainda resta a contratação do projeto básico, que só poderá ser feito após a conclusão dos serviços que estão sendo contratados.