A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estabeleceu um contrato com a empresa Pólux Engenharia, para supervisionar um novo sistema de sinalização nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
Trata-se do CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”. O funcionalidade é por meio de sinais de rádio nas composições, que conseguem oferecer a posição de todos os outros trens em tempo real. Permite a redução do intervalo e até velocidades mais altas. A tecnologia é usada nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata.
Já na CPTM, o acordo com a Invensys Rail, Dimetronic, Infoglobal e MPE foi estabelecido na década retrasada e até hoje o sistema de sinalização não funciona.
A Pólux terá 36 meses para acompanhar os serviços a um custo de R$ 17,6 milhões. Sobre prazos, o último relatório de empreendimentos da operadora aponta que o CBTC deve estar operacional no segundo semestre de 2024.