O Governo do Chile anunciou a modernização da rota ferroviária entre a capital Santiago e a cidade litorânea de Valparaíso, sendo 187 km de extensão ao custo de US$ 1,32 bilhão. O eixo de transporte, no futuro, deve atender passageiros, ou seja, o usuário vai poder ir de uma cidade para a outra de trem.
Os estudos devem começar em breve e as obras civis em 2025. A Ferrovia Estatal do Chile (EFE) deve começar a operar a rota atualizada em 2030.
Os trens vão partir de uma nova estação na Quinta Normal, 1 km ao norte da estação Santiago Central da EFE e também servida pela linha 5 do metrô.
A distância aérea de Santiago a Valparaíso é de 108 km, no entanto, a ferrovia fundada em 1863 fazia um percurso mais longo para evitar desníveis superiores a 2,5%. O trecho também está em uma posição ruim para competir com a rodovia Route 68, agora atualizada para os padrões de autoestrada e com 122 km de extensão.
O eixo já transportou passageiros, mas fechou as portas em 1987. Nos últimos cinco anos, dois consórcios do setor privado propuseram a construção de uma nova linha, o projeto TSV desenvolvido pela holding chilena Sigdo Koppers e China Railway Engineering e um segundo da empresa de logística chilena Agunsa com Talgo e FCC da Espanha.