VLT

Prometido para 2022, VLT do Distrito Federal segue pauta

Promessas de campanhas e de gestões passadas voltaram a tona no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha foi reeleito no primeiro turno das eleições, e elaborou uma comissão de transição, grupo criado pelo governo local para definir o planejamento dos próximos anos.

A construção do BRT Norte, de acordo com a administração, é prioridade, com investimento de R$ 1,2 bilhão, além dos novos terminais do BRT em Planaltina, Sobradinho, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Samambaia, e o de Santa Maria será ampliado.

“Temos o projeto do BRT Eixo Sudoeste pronto, que vai até o Recanto das Emas; tem o do BRT Norte, que vai até Planaltina. São projetos prontos para ir para a praça. São caros, de uma grande extensão e com sistema de tecnologia da informação, e o governador já conseguiu recurso junto ao BNDES para começarmos a primeira etapa do BRT Norte”, afirma o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior.

O VLT e Metrô

O GDF diz ainda que vai construir novas estações de metrô em Samambaia e Ceilândia e tem intensificado o trabalho para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), mas que o meio de transporte teve ajustes no projeto. “Vamos focar o transporte coletivo e, com isso, os corredores de ônibus, para poder aumentar a oferta de transporte coletivo para toda a população”, diz o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Em 2020, era previsto que em 2022 o eixo de transporte sobre trilhos ligaria o Aeroporto JK ao fim da Asa Norte – com estações a cada 500 metros nas vias W3.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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