A HESS, fabricante suíça de ônibus, recebeu novos pedidos da VBZ, operadora de transporte público da cidade de Zurique. De acordo com comunicado da empresa, nos próximos anos, será substituída sua frota de trólebus. Após uma licitação internacional, a HESS ganhou o contrato, no valor total de cerca de 330 milhões de francos suíços.
Já as cidades francesas de Nancy e Clermont-Ferrand, além da cidade austríaca de Salzburgo, encomendaram ônibus elétricos da fabricante.
A primeira entrega para inclui 13 trólebus articulados movidos a bateria e 13 trólebus biarticulados, la chamados de lighTram, que são movidos a bateria. Os novos ônibus devem circular nas rotas da VBZ a partir de 2024. Nos anos seguintes, há planos para mais 140 veículos, ou seja, 85 lighTram de 19 metros e outros 55 ônibus de 25 metros. O contrato também inclui parte da manutenção preventiva dos coletivos.
Segundo ainda a fabricante, o novo design aumenta a atratividade do transporte público rodoviário tanto em termos de imagem da cidade quanto durante o uso.