Ônibus

Campinas publica edital de licitação de sistema de ônibus

A prefeitura de Campinas publicou, na manhã desta terça-feira, 20 de dezembro, o edital de abertura do processo licitatório para concessão do transporte por ônibus.

De acordo com o poder público, o edital pode ser acessado no site da Prefeitura de Campinas, no endereço licitacoes.campinas.sp.gov.br/ e também poderá ser acessado por meio do site da SETRANSP ou da EMDEC. A Sessão Pública para a apresentação dos valores deverá acontecer no dia 2 de março, no Salão Azul da Prefeitura.

A concorrência envolve a prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros, nas modalidades convencional e seletivo; além da operação (limpeza, manutenção, reparo e vigilância) dos terminais e estações do Bus Rapid Transit (BRT).

A concessão deve valer por 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais. São previstos 200 ônibus elétricos. Já a frota do sistema BRT será integrada ao sistema e moderna. Ao longo da concessão, todos os veículos terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.

A prefeitura diz que o edital foi liberado após análise da Comissão Especial de Licitação, formada por representantes da Emdec e das secretarias municipais de Transportes, Administração e Justiça; e estudos técnicos apoiados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da World Resources Institute (WRI), através da iniciativa Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI). Houve ainda 11 audiências públicas com a participação da sociedade, além de uma sessão pública.

Após um processo marcado pela transparência e diálogo com a sociedade, chegamos à etapa final do processo licitatório, que resultará na contratação das empresas que irão gerir o transporte coletivo de Campinas. Este é um passo importante para que o transporte público avance e ofereça mais qualidade aos usuários”, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Atualmente, o sistema de transporte público da cidade conta com 203 linhas e 890 veículos em operação. No mês de outubro, o sistema transportou cerca de 11 milhões de passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus