Ônibus

Alemanha testa ônibus elétrico com tecnologia solar

Munique está testando um ônibus elétrico movido a energia solar. A Sono Motors e a pepper motion GmbH equiparam um veículo Mercedes-Benz Citaro para demonstração. O coletivo conta com 14 módulos solares semiflexíveis para fornecer cerca de 1,3 kW de pico ao sistema de 24 volts.

Durante os próximos dois anos, os operadores terão a oportunidade de participar da fase de teste. “Acreditamos em um futuro em que todo veículo será um veículo elétrico solar. É por isso que estamos convencidos de que nosso primeiro ônibus elétrico com tecnologia solar é uma grande conquista para o futuro do transporte público. A Sono Motors e a Pepper visam acelerar a transição para veículos de emissão zero já hoje”, afirma Laurin Hahn, CEO e cofundador da Sono Motors.

O controlador de carga solar transfere a energia solar para a bateria de 24 volts, onde é usada como fonte primária de energia. O carregador DC/DC do coletivo assume o fornecimento de energia quando a carga é insuficiente. Isso significa que a energia solar não é usada diretamente para dirigir, mas sim para alimentar a climatização e outros sistemas auxiliares. Desta forma, o estresse na bateria de alta tensão e no carregador DC/DC é reduzido e pode, portanto, levar a mais horas de operação, menos ciclos de carregamento e um custo total reduzido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus