A SuperVia emitiu uma nota sobre os protestos ocorridos na malha ferroviária carioca, na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro de 2022. Antes das 9 horas da manhã, três ramais tiveram a circulação suspensa, e até a finalização desta reportagem a situação não havia sido normalizada.
De acordo com a operadora, diversos “atos de vandalismos contra o sistema ferroviário da SuperVia suspenderam a circulação dos ramais Santa Cruz, Japeri e da extensão Paracambi“. Segundo a empresa, “as ações criminosas se concentraram nas estações Vila Militar e Deodoro”.
O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) e a Polícia Militar foram acionados para as providências necessárias, como dar auxílio aos passageiros e aos funcionários da concessionária.
Segundo o comunicado, os atos se iniciaram por volta das 6h30, quando um dispositivo de segurança de um trem foi acionado, paralisando a composição nas proximidades da estação Quintino. A equipe de segurança da empresa está investigando o motivo dele ter sido acionado. Há, no entanto, relatos que o trem ficou parado por cerca de 30 minutos.
@SuperVia_trens , o que está acontecendo. Trem vindo de Santa Cruz parado a quase 30 minutos próximo a estação de Quintino.
— Fábio Germano (@fabiogermanoss) November 10, 2022
to mais de 30 minutos parado em Mesquita e a SuperVia n da uma informação 🤦♂️🤦♂️🤦♂️
— Kaio (@kaiodalledonne) November 10, 2022
@SuperVia_trens trem parado na estação Nilopolis faz 30 minutos. Qual o problema? Continuará viagem?
— Vascoglobo (@vascoglobo) November 10, 2022
Após o caso, os passageiros acessaram à linha férrea e os demais trens precisaram aguardar ordem para circular. O trem avariado foi retirado do local às 9h50.
“A SuperVia alerta que é extremamente importante que as pessoas respeitem as normas de segurança, não acionem os alarmes indevidamente para a abertura de portas e não transitem na via férrea para evitar acidentes. A linha férrea é área exclusiva para a circulação dos trens. A segurança é um valor inegociável da SuperVia e a concessionária adota todas as medidas possíveis para garantir a integridade de seus clientes e colaboradores. A empresa lamenta episódios como esses, que prejudicam a operação e colocam em risco a integridade de funcionários e da população.” – diz nota da empresa.