Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Qual o estágio dos tatuzões da Linha 6-Laranja?

As obras da Linha 6-Laranja do metrô contam com dois tatuzões, onde cada um tem a função de escavar os túneis em direções opostas.

A primeira tuneladora, a Maria Leopoldina, começou escavar em 16/12/2021 em direção à região central de São Paulo. Após uma pausa depois do acidente que inundou as construções, o maquinário chegou na ultima semana na estação Santa Marina:

O equipamento fará a perfuração do solo e deve percorrer cerca de 10km nos próximos meses, contemplando 10 estações, entre Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos.

Pesando 2 mil toneladas, a TBM tem diâmetro de 10,61m e extensão de 109m. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.

Aproximadamente 50 pessoas trabalham na grande máquina, divididas em três turnos de trabalho. O equipamento conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Já a tuneladora norte, de acordo com o site da LinhaUni, o equipamento segue em montagem. A última previsão era que o maquinário passe a escavar os túneis ainda neste ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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