As obras da Linha 6-Laranja do metrô contam com dois tatuzões, onde cada um tem a função de escavar os túneis em direções opostas.
A primeira tuneladora, a Maria Leopoldina, começou escavar em 16/12/2021 em direção à região central de São Paulo. Após uma pausa depois do acidente que inundou as construções, o maquinário chegou na ultima semana na estação Santa Marina:
Exato momento da chegada do tatuzão na futura estação Santa Marina, da linha 6-laranja do Metrô.
O registro foi feito por trabalhadores da obra.
Colaborou: @leandro_silvasp pic.twitter.com/btw3t8ZlGh
— São Paulo Sobre Trilhos 🚈 (@SPSobreTrilhos) November 10, 2022
O equipamento fará a perfuração do solo e deve percorrer cerca de 10km nos próximos meses, contemplando 10 estações, entre Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos.
Pesando 2 mil toneladas, a TBM tem diâmetro de 10,61m e extensão de 109m. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Aproximadamente 50 pessoas trabalham na grande máquina, divididas em três turnos de trabalho. O equipamento conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Já a tuneladora norte, de acordo com o site da LinhaUni, o equipamento segue em montagem. A última previsão era que o maquinário passe a escavar os túneis ainda neste ano.