Manifestações afetam a operação do terminal São Mateus, na zona leste de São Paulo, de acordo com o jornal Bom dia São Paulo da TV Globo. Há ainda lentidão na região da Cidade Tiradentes.
Há um longo congestionamento em vias da região, como na Mateu Bei, Ragueb Chohfi, Sapopemba, além da própria Praça Felisberto Fernandes da Silva. De acordo com a publicação, veículos foram atravessados em vias, e tiveram as chaves de contato retiradas.
Há atrasos em linhas como a 5110 que vai da região até o Terminal Mercado, além da 3141 que vai até o Terminal Parque Dom Pedro II, e os trólebus das linhas 342M (Terminal Penha) e 2290 (Terminal Parque Dom Pedro II).
Em nota ao Via Trolebus, a SPTrans informa que “repudia os atos criminosos de vandalismo praticados contra ônibus na região da Zona Leste nesta quarta-feira (16) e informa que solicitou apoio da Polícia Militar na região.”
A empresa diz ainda que “os veículos de prefixo 5 2725 (operando na linha 3390/10 São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II) e 5 2762 (operando na linha 5110/10 Term. São Mateus – Term. Mercado) foram atravessados em São Mateus e tiveram seus pneus rasgados e as chaves roubadas“. O tráfego na Praça Felisberto Fernandes da Silva e na Avenida Mateo Bei foi bloqueado pelos veículos, afetando a operação das linhas entre 5h e 5h35, quando as vias foram desobstruídas. Mas por volta das 06h45 ainda haviam reflexos da manifestação.
O coletivo 3 1092 (linha 4313/10 Term. Cidade Tiradentes – Term. Parque D. Pedro II) teve os pneus furados e a correia do motor cortada, obstruindo o tráfego na Estrada Iguatemi x Av. Ragueb Chohfi, no Jardim Iguatemi, às 5h30.