A prefeitura de São Paulo analisa implantar o Passe Livre nos ônibus de São Paulo. De acordo com informações da TV Globo, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pediu um estudo sobre a possibilidade. As primeiras estimativas apontam que a gratuidade custaria até R$ 10 bilhões ao ano.
De acordo com o prefeito, a medida poderia ajudar a aumentar o uso do transporte coletivo na maior cidade brasileira. “Pedi para que a SPTrans faça um estudo tanto jurídico, quanto financeiro. A gente tem visto essa questão da importância de fazer com que o transporte coletivo seja mais utilizado, utilizar menos o transporte individual.”
Será necessário, de acordo com o prefeito, esclarecer se será possível usar o crédito que as empresas pagam para o trabalhador no bilhete único, na composição do caixa do “passe livre”. Na prefeitura, alguns procuradores acreditam que seja possível. O prefeito, no entanto, descarta usar recurso municipais na tarifa zero.
“A gente está discutindo agora COP 27, então, o que tem em relação ao transporte gratuito é um pedido de estudo, que eles vão fazer, vão me trazer, se houver e viabilidade do ponto de vista financeiro, econômico, legal, é possível que isso caminhe”, disse.