Caen é uma comuna francesa na região administrativa da Normandia, enquanto Nanci é uma comuna situada no departamento de Meurthe-et-Moselle na região de Grande Leste.
As duas localidades já tiveram trólebus biarticulados guiados, mas acabaram desistindo da tecnologia após quase duas décadas. A primeira decidiu apostar em um veículo leve sobre trilhos – VLT enquanto a segunda chegou a projetar os bondes modernos, mas decidiu voltar com os tradicionais trólebus, só que biarticulados.
O meio de transporte mais próximo de um Veículo Leve Sobre Pneus – VLP teve problemas em suas operação. De acordo com o site Urban Transport Magazine, havia grandes problemas técnicos e desvantagens: Descarrilamentos da roda-guia ocorreram com frequência desde o início, causando uma parada total da operação em Nancy por muitos meses durante o ano de 2001. Desde então, foram introduzidos limites de velocidade em algumas curvas, às vezes tão baixos quanto apenas 5km/h. A qualidade da condução dos veículos sempre foi ruim, pois a superfície da estrada se deteriorava rapidamente devido ao fato de os pneus rodarem sempre exatamente na mesma parte da estrada. Chocalhos e tremores faziam parte de cada passeio – no entanto, os passageiros se acostumaram.
Tratava-se de um híbrido, sendo que em parte do trajeto o veículo andava sendo guiado por um trilhos na parte central da pista (60% do trajeto), e no resto como um trólebus comum (40%), além de ter tração a diesel na garagem.
Nos dois locais, a substituição foi pensada a medida em que a vida útil dos veículos que foram fabricados pela Bombardier na década de 90 foi chegando ao fim. Em Caen o VLT entrou no lugar do VLP em 2017. Em Nanci a chegada dos trólebus prevista para 2024. Em 2023, haverá uma fase de transição com ônibus a diesel. Curiosamente, os trólebus já operavam na região, em três linhas entre 1982 e 1999.