A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM informou que as operadoras sobre trilhos e ônibus intermunicipais terão reforço na frota para ajudar no deslocamento dos expectadores em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.
De acordo com um comunicado da empresa, o horário de pico no Metrô e na CPTM será antecipado quando os jogos estiverem marcados para começar às 16h – por exemplo, na próxima quinta-feira (24/11). Nos dias em que o jogo começa às 12h ou 13h, a operação será monitorada pelas empresas para a entrada de mais trens, se houver necessidade.
Já a ViaMobilidade e a ViaQuatro, empresas privadas, estarão preparadas para inserir mais trens de acordo com a demanda nos dias e horários de jogos, bem como o aumento do efetivo nas estações próximas a locais que tradicionalmente atraem público para assistir aos jogos.
Nos dias em que os jogos serão às 16h, haverá reforço na oferta de viagens nas linhas da EMTU a partir das 14h, com antecipação do horário de pico da tarde e monitoramento da demanda para eventuais ajustes na programação horária. Já nos dias com jogos às 12h ou 13h, a programação horária será mantida com monitoramento da demanda e eventuais ajustes, se necessário.